FANDOM

O Mundial de Clubes da FIFA é uma competição de futebol disputada entre clubes das 6 confederações continentais.

História

O Mundial, antigamente conhecido como Taça Intercontinental, ou Mundial Interclubes, tinha como seu antigo formato uma disputa entre os campeões continentais da Europa (UEFA) e da América do Sul (CONMEBOL). Credita-se o ano de 1960 como a data da primeira edição do torneio, que viu o Real Madrid como campeão.

Até antes de 1980, as edições dos torneios eram configuradas por duas partidas entre as duas equipes participantes, sendo uma na Europa e outra na América do Sul. Mas após a edição de 1980 o torneio foi movido para o Japão, e o seu nome foi alterado para Copa Toyota, em alusão à patrocinadora do evento. O torneio continha uma partida, decisiva. Seu formato foi mantido até o ano de 2004.

No ano 2005, a FIFA, que havia anteriormente feito o torneio em 2000, fechou um acordo entre a Toyota e as seis confederações continentais, e criou o Mundial de Clubes FIFA Copa Toyota e reconheceu todos os campeões intercontinentais como campeões mundiais. O torneio envolve os campeões das seis confederações, sendo elas: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania).

Edição de 2000

Predefinição:Ver artigo principal

A FIFA lançou um torneio no Brasil em Janeiro de 2000, com os campeões continentais, o campeão intercontinental junto com o representante do país-sede. Era a intenção da FIFA substituir a Taça Intercontinental. Como não houve entendimento entre os patrocinadores da Copa Toyota e a FIFA, a Copa Toyota seguiu adiante em 30 de Novembro de 1999, com o Manchester United vencendo o Palmeiras por 1x0. A FIFA também seguiu em frente com o seu contestado mundial, que consagrou o Corinthians vencedor àquele ano. O torneio foi mal organizado oque levou a FIFA cancelar a edição 2001 e, posteriormente, a de 2003. Finalmente, a FIFA acabou por chegar a um acordo com a Copa Toyota para fundir as duas competições, e a segunda edição do Mundial de Clubes aconteceu no Japão entre 11 de Dezembro e 18 de Dezembro de 2005. Após esta decisão, a FIFA revogou sua decisão de ignorar os torneios Intercontinentais passados, e reconheceu formalmente os campeões das outras edições, inclusive a edição de 2000, em que o Boca Juniors, da Argentina, foi campeão. [1]

Edição de 2005

Predefinição:Ver artigo principal

Em 2005 a FIFA conseguiu concretizar seus planos de dirigir uma competição de clubes oficialmente reconhecida, já que até hoje o Campeonato Mundial 2000 é debatido. Nessa edição, a Federação Internacional fez um acordo com a Toyota e o projeto saiu. O Mundial 2005, cuja configuração deverá ser mantida para os torneios futuros, contou com seis times, que são os representantes das seis confederações integrantes da FIFA: Al Ahly, do Egito, pela CAF; Al-Ittihad, da Arábia Saudita, pela AFC; Deportivo Saprissa, da Costa Rica, pela CONCACAF; Liverpool FC, da Inglaterra, pela UEFA; São Paulo, do Brasil, pela CONMEBOL; Sydney FC, da Austrália, pela OFC. As seis equipes foram ao Japão, entre os dias 11 e 18 de Dezembro. A final foi disputada no dia 18, entre Liverpool e São Paulo, e a equipe paulista foi campeã após vencer por 1x0, com gol de Mineiro. O São Paulo sagrou-se tricampeão do mundo, enquanto o Liverpool amargou o terceiro vice-campeonato.

Campeões

Títulos por país

  • Brasil - 2

Títulos por Clube

1 Título

  • Corinthians (Brasil) - (2000)
  • São Paulo (Brasil) - (2005)